Enem reúne veteranos e quem vai fazer a prova pela primeira vez em Rondônia
09/11/2025
(Foto: Reprodução) Enem 2025 começa neste domingo para 4,8 milhões de inscritos
Às 11h (horário local), os portões das escolas se fecharam em Rondônia para o 1º dia do Enem em 2025. Mais de 46 mil pessoas tiveram as inscrições confirmadas, grande parte formada por estudantes que estão concluindo o ensino médio.
Uma delas é a estudante Estefany Cristina, de 18 anos, que foi até o local em família, acompanhada do primo Henrique dos Passos, que também vai fazer a prova. Ela conta que esse foi um dos momentos mais esperados do ano e o que mais teme é o medo de muitos outros participantes: a redação.
"A minha vai ser a primeira vez e como eu tô no terceiro ano, eu tô sendo bem cobrada. Como eu passei três anos estudando, tô bem tranquila. O que eu estou mais pegando para mim é a redação, por conta do tema, né? Porque, dependendo do tema, a gente vai se desempenhar bem ou não", relata.
Estefany Cristina Passos Ferreira e Henrique dos Passos Cardoso Marques
Raíssa Fontes/g1
Mas também existem aqueles que já são íntimos da prova. Maria Clara Queiroz, por exemplo, já fez o Enem antes e chegou a ingressar em uma faculdade, mas decidiu apostar no exame novamente para conseguir mudar de área.
"Todos os anos muitas pessoas tentam fazer o Enem e eu acredito que é uma porta de acesso muito importante para os jovens, para eles conseguirem coisas melhores, saírem de outros riscos da sociedade. E eu espero que todos que estejam aqui consigam muito bem os seus objetivos e que eu também consiga o meu", deseja.
João Guilherme, de 20 anos, também é veterano. Essa é a terceira vez que ele faz o Enem. A expectativa é de uma uma prova bem cansativa e por isso o preparo ocorre por bastante tempo.
"Então, já é meu terceiro Enem, buscando a segunda faculdade pra fazer pra Direito. Já tô terminando gestão comercial, mas tô muito animado, bastante empolgado. A gente vem estudando bastante também, se dedicando bastante. Mas é isso, estamos aí para mais um", contou.
João Guilherme Silva Nogueira, de 20 anos
Raíssa Fontes/g1
O que esperar do 1º dia do Enem?
A primeira prova da edição é aplicada neste domingo (9). Além da redação, os candidatos respondem 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas.
No próximo domingo (16), será a vez da prova de matemática e ciências da natureza.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, e permite ao candidato pleitear vagas em universidades públicas e privadas de todo o país.
Mais de 4,8 milhões tiveram suas inscrições confirmadas para a edição, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.
Enem em Rondônia - estudantes entrando em escola
Agnaldo Martiolli/Rede Amazônica