Mato Grosso bate recorde após exportação de carne superar 112 mil toneladas em novembro
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Mato Grosso bate recorde após exportação de carne superar 112 mil toneladas em novembro
Getty Images via BBC
A exportação de carne bovina de Mato Grosso bateu recorde, em novembro, ao superar as 112 mil toneladas, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Isso porque o estado tem um rebanho de quase 34 milhões de gado, um dos maiores do Brasil.
O resultado foi impulsionado principalmente pelo aumento expressivo dos embarques para a China, que segue como principal destino e responde por 54,8% de toda a carne bovina exportada pelo estado neste ano, conforme dados do Imea.
No acumulado de janeiro a novembro, o estado também superou todas as marcas anteriores e atingiu 867,7 mil toneladas embarcadas, crescimento de 23,8% em relação ao mesmo período do ano passado, que já havia sido o melhor desempenho até então, segundo o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Em novembro deste ano, o estado ultrapassou a carne bovina exportada durante 2024, quando foram vendidas 759,3 mil toneladas da proteína bovina. Esse avanço reforça, conforme o Imac, a posição de Mato Grosso como o maior exportador brasileiro de carne bovina e um dos principais fornecedores globais
Veja os vídeos que estão em alta no g1
LEIA MAIS
Seis frigoríficos de MT são habilitados para exportar carne bovina à Indonésia em meio ao tarifaço de Trump
Exportações de carne bovina de MT para Argentina e Uruguai disparam em meio ao tarifaço de Trump
Com maior rebanho de gado, Mato Grosso sedia Congresso Mundial da Carne pela 1ª vez no Brasil
Do nascimento ao abate: deputados de MT aprovam projeto que torna obrigatório rastreio da carne bovina
O país asiático mantém forte demanda por proteína de alta qualidade, o que favorece a competitividade do estado.
Além da China, mercados como Rússia e Chile ampliaram suas compras ao longo do ano. O movimento reflete, em parte, o ganho de competitividade da carne mato-grossense, beneficiada pela eficiência produtiva, rastreabilidade crescente e fortalecimento das práticas socioambientais.
Neste ano, o setor agropecuário movimentou mais de US$ 3 bilhões com exportações de carnes, contribuindo para o superávit da balança comercial brasileira e para a geração de renda em toda a cadeia — da pecuária de corte à indústria frigorífica.