Usuários denunciam calor excessivo em paradas de ônibus em Teresina; prefeitura anuncia mudanças
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Está sendo feito um levantamento sobre a situação das paradas de ônibus em Teresina
Usuários do transporte público de Teresina estão denunciando que o material utilizado na cobertura de estações e paradas de ônibus tem provocado calor excessivo. Atualmente, mais de 600 pontos de espera na capital estão sendo reformados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
À TV Clube, passageiros relataram que as novas coberturas não são eficientes na proteção contra o sol. "Ficou melhor por um lado, vai proteger da chuva. Mas não vai proteger do sol, o calor vai ficar a mesma coisa", afirmou um deles.
"Não tem quem aguente passar mais de hora esperando ônibus", ressaltou outra.
Em entrevista, o diretor de transporte público da Strans, Adriano Barreto, explicou que o policarbonato, material utilizado na cobertura, funciona como um inibidor dos raios ultravioletas emitidos pelo sol. E afirmou que uma película será colocada sob o material para melhorar o conforto térmico.
"A gente vai colocar uma película insulfilm para poder refletir [os raios solares]. É questão de custo também, porque esses abrigos vão passar por uma reformulação maior, a gente tá fazendo só uma melhoria rápida", disse.
"Lavando, limpando, recolhendo vidros, retirando pessoas em situação de rua que, infelizmente, são recalcitrantes e retornam para aqueles pontos que funcionam como abrigos para eles. Essa reforma é uma espécie de limpeza geral, incluindo pintura, recuperação do teto e iluminação", completou.
Passageiros do transporte público reclamam do processo de recuperação das paradas de ônibus em Teresina
Reprodução
Adriano Barreto ainda explicou que após a fase inicial de recuperação, as estações irão passar por uma "reforma profunda", com menor uso de vidros, conserto das portas automáticas e colocação de câmeras de segurança.
"Não vai ter climatização hermética, fechada como ar-condicionado, será um sistema de exaustores que vão retirar o ar quente e impulsionar o ar frio para dentro", finalizou.
*Vitória Bacelar, estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube